quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Linhaça

A linhaça (Linum usitatissimum) é a semente do linho, nativa da Ásia. Muito utilizada em culinária, na forma de sementes, triturada e como óleo.  Da linhaça se extrai um óleo rico em Ómega 3, Ómega 6 e Ómega 9. É considerado alimento funcional, pois seu valor nutritivo é muito alto, além das propriedades preventivas devido aos compostos antioxidantes e anticancerígenos. É a maior fonte de lignanas, um fitoesteróide que age como o estrógeno, por isso é indicada no período da menopausa. Ainda contém alta taxa de fibras solúveis (laxante e auxiliar na digestão), caroteno, zinco, ferro, potássio, magnésio, fósforo e cálcio, além das vitaminas B1, B2, C, E. Por estabilizar os níveis de açúcar no sangue, também é indicada aos diabéticos e na prevenção da obesidade, porque suas fibras ativam o metabolismo. Acompanha bem os pães, tortas, bolos, saladas, arrozes, bolinhos e cozidos. Abaixo, as linhaças dourada e escura:


4 comentários:

Unknown disse...

Boa boa a linhaça é tudo de
bom
Abraços!!

Escritora de Artes disse...

Linhaça faz muito bem a saúde!

Abçs

Suzane Weck disse...

Ola,a Torta de Batatas e a Torta de Moranga já foram para meu caderno de receitas especiais,aliás criminosas.Adorei.Meu abraço.

Professora Valdete Cantu disse...

Boa noite Augusto!Obrigada pela visita ao meu blog e por compartilhar conhecimentos!Quanto usar as suas postagem agradeço em permitir.Estarei enriquecendo as minhas aulas.Um grande abraço.
Valdete Cantu