segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Louro

O louro (Laurus nobilis) é uma árvore da família das Lauraceae, originária do Mediterrâneo. Suas folhas são vistosas e com  odor muito característico, por isso são muito usadas na culinária, principalmente em ensopados, feijões e assados. Convém  retirar as folhas após o preparo dos alimentos, pois a celulose delas é resistente e não são quebradas e assimiladas pelo organismo, podendo até causar má disgestão. Já, o chá das suas folhas é usado justamente para combater problemas de digestão.  O louro em  pó surte melhor efeito, porém deve ser usado moderadamente para que o alimento não fique com  gosto de madeira.

7 comentários:

Luma Rosa disse...

Pois na casa de minha mãe quando surgiu as primeiras noções sobre congelamento, a pessoa contratada disse que não era para tirar a folha de louro do feijão, pois assim, melhor conservaria deixando longe as bactérias. Não sei se isso é real, mas em algumas casas, colocam a folha do louro junto ao arroz, milho, feijão... qualquer grão cru, para que os insetos fiquem longe. Eu adoro colocar louro junto da água quente do arroz - de vez em quando - para diferenciar o paladar, fica muito bom!

Unknown disse...

Louro no meu feijão é indispensável
O cheiro é delicioso
Abraços
Rita!!!!

Escritora de Artes disse...

Valeu a dica!

Abçs

Augusto Sperchi disse...

Resposta para Luma. O louro não é bactericida, então tanto faz retirar ou não as folhas de louro do alimento a ser congelado. Só disse para retirá-las porque elas não são comestíveis. Um abraço!

Luma Rosa disse...

Quem vai comer folha de louro? (rs*) Vim só para lhe deixar um link onde poderá ler sobre a ação bactericida do louro - procure no texto a frase "A planta de louro é bastante conhecida pelas suas propriedades aromáticas, estimulantes, narcóticas, fungicidas e bactericidas".
Bom restinho de semana!!

Augusto Sperchi disse...

Para Luma. Em minhas pesquisas não ficou comprovada essa ação, pois não há algum produto extraído do louro com essa finalidade. Um abraço e obridgado pela dica e participação.

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Oi Augusto!
Adoro louro e fica uma delícia no arroz.
Gostei da explicação.
Um feliz 2015 para ti.
abração com carinho